Qual a importância de um Centro Obstétrico?

centro obstétrico - mãe e recém nascido

O termo obstetrícia tem origem na palavra latina “obstetrix”, derivada do verbo “obstare”, que significa “ficar ao lado”, basicamente trata-se da pessoa que acompanha a mulher em trabalho de parto. 

A profissão remonta aos primórdios da civilização, quando o trabalho de parto deixou de ser uma atividade solitária da mulher e passou a necessitar da parteira e da intervenção de um médico, principalmente para as parturientes com parto obstruído.

Com a evolução da medicina e a sua posterior divisão em especialidades, o termo obstetrícia como especialidade médica passou a designar a responsabilidade pelos cuidados da gestação, do parto e do puerpério. 

Diante do peso dessa responsabilidade, foi necessário a criação de um Centro Obstétrico aqui no Hospital Azambuja, um local totalmente preparado com equipamentos de ponta e equipe médica especializada, para dar todo o suporte e segurança para a realização do parto.

O que é obstetrícia e qual a sua importância?

A obstetrícia é uma especialidade médica que concentra todos os cuidados com as mulheres grávidas, a saúde do feto, o trabalho de parto e parto e os cuidados pós-parto. Os cuidados obstétricos são vitais para ajudar a garantir o trabalho de parto sem complicações e, caso seja necessária uma intervenção, que os cuidados sejam administrados com rapidez e segurança.

Embora a maioria das mulheres saiba quando precisa consultar o ginecologista para exames de saúde, nem sempre se sabe quando começar a procurar o atendimento obstétrico. O campo da obstetrícia lida com cuidados médicos para gestantes (também conhecido como cuidados pré-natal). No entanto, é melhor fazer sua primeira visita ao obstetra antes de conceber. O médico obstetra poderá ajudá-la a gerenciar sua saúde em preparação para a gravidez e continuar esse cuidado durante a gravidez e o parto.

Por que é tão importante contar com uma equipe de obstetrícia?

Exames de Rotina

Durante uma gravidez saudável, a gestante pode esperar ver seu obstetra a cada quatro semanas até a 28ª semana de gravidez, a cada duas semanas até a 36ª semana de gravidez e depois uma vez por semana até o parto. Durante os exames pré-natais, a equipe de obstetrícia vai medir e registrar seu peso e pressão arterial. A partir da 22ª semana, será medido o tamanho e a forma do útero para monitorar o crescimento do feto e verificar o desenvolvimento normal. Amostras de urina também podem ser coletadas durante certas visitas para verificar o nível de açúcar e de proteína.

Teste de Diabetes Gestacional

As mulheres com alto risco de desenvolver diabetes gestacional farão uma triagem de glicose por volta da 12ª semana. Isso inclui mulheres com histórico familiar de diabetes, mulheres obesas ou mulheres que tiveram um bebê com mais de 4 kg no nascimento. Para todas as outras, os exames de diabetes gestacional são feitos entre as semanas 24 e 28. 

Se a gestante for diagnosticada com diabetes gestacional, parte de seus cuidados obstétricos será aprender a controlar a condição. Isso pode incluir modificações em sua dieta, um plano de exercícios e testes e medicamentos potencialmente diários.

Outras preocupações com a gravidez

Durante suas consultas obstétricas de rotina, a gestante também será monitorada para outras condições, como pré-eclâmpsia e incompatibilidade Rh. Embora ambas as condições sejam graves, com cuidados pré-natais adequados, elas podem ser tratadas com sucesso.

Pré-eclâmpsia – Uma condição que resulta em pressão alta, inchaço das mãos, pés ou rosto e proteína na urina.

Incompatibilidade Rh – Indivíduos que não possuem fator Rh no sangue são considerados Rh negativos. Se a gestante testar Rh negativo e seu bebê for Rh positivo, pode haver problemas médicos com as células sanguíneas da criança entrando na corrente sanguínea.

Dieta e ganho de peso

A nutrição adequada e o ganho de peso adequado são uma parte importante de uma gravidez saudável. Em média, uma mulher saudável deve ganhar cerca de 11-15 kg, durante a gravidez. Uma mulher com excesso de peso deve ganhar cerca de 6 a 11 kg, e uma mulher com baixo peso deve ganhar cerca de 11 a 18 kg.

Durante as consultas pré-natais, o médico obstetra monitora o ganho de peso e discute quaisquer preocupações com a gestante. Embora seja aconselhável tentar evitar ganhar muito peso no início da gravidez, não ganhar peso suficiente também pode ser uma preocupação.

A excelência do Centro Obstétrico do Hospital Azambuja

exame ultrassom Gravida em um centro obstétrico

O nosso Centro Obstétrico possui uma completa infraestrutura para garantir às futuras mamães uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permita vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança.

Nossa equipe é composta por obstetras, pediatras, enfermeiras obstétricas e técnicos de enfermagem. Além disso, para mais comodidade da parturiente e do acompanhante, o nosso Centro Obstétrico conta com recepção própria, sala de espera, sala de triagem obstétrica, posto de enfermagem, consultórios médicos, sala de parto integrada com sala de assistência ao recém-nascido, sala amarela (emergência gestante), sala de observação clínica, sala de observação pós-parto, sala de exames, sala de exercícios, rouparia, vestiário e salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com nove leitos, sendo dois privativos.

Por esses motivos, é que se faz tão importante contar com um Centro Obstétrico bem equipado e com uma equipe qualificada para proporcionar um parto humanizado e respeitoso.

Qual o momento de procurar um Centro Obstétrico?

Gravida em um centro obstétrico

1. Diminuição dos movimentos do bebê: Avalie o movimento do bebê após o café, o almoço e o jantar. Ele deve mexer pelo menos 3 vezes em 1 hora. Se mexer menos que 3 vezes por hora, telefone ou vá ao hospital.

2. Rompimento da bolsa: A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente é sinal que a bolsa rompeu. Quando isto acontece, é necessário que a gestante seja examinada por um obstetra e/ou profissional habilitado.

3. Sangramento vaginal: Após a consulta, quando é realizado o toque vaginal, ou após relação sexual, pode ocorrer um pequeno sangramento. Porém, se o sangramento for em grande quantidade ou ocorrer longe da consulta, procure ajuda imediata. Sangramento parecido com menstruação é anormal em qualquer fase da gravidez e deve ser imediatamente comunicado ao médico.

4. Febre: Se você medir sua temperatura e estiver superior a 37,8 graus, observe possíveis causas de febre como resfriados, problemas de garganta. Se não houver motivo, procure o médico imediatamente.

5. Trabalho de parto: As contrações de parto se assemelham a uma cólica menstrual forte. Elas podem iniciar nas costas e ir irradiando para a região pubiana. Junto a essa dor, você consegue perceber a sua barriga ficando bem endurecida. Quando você perceber contrações, repouse por uma hora. Se necessário, tome um analgésico prescrito pelo seu médico. E após 1 hora em repouso, se você continuar a ter contrações com menos de 37 semanas de gestação, procure o médico imediatamente. Com mais de 37 semanas de gestação só precisa ir para o hospital se estiver com 1 contração a cada 5 minutos (após 1 hora em repouso).

Como vimos, a gravidez é um momento muito importante e significativo na vida da mulher. É um período bastante delicado que envolve muitas modificações no corpo e alterações psicológicas. Por todas essas transformações pelas quais as gestantes passam durante a gravidez, que se faz tão importante e necessário o acompanhamento especializado.

O acompanhamento especializado consiste em uma série de consultas pré-natais, que têm como objetivo monitorar a saúde da mamãe e o desenvolvimento do bebê. E essas consultas precisam ser realizadas por uma equipe especializada em obstetrícia com vistas a tratar qualquer problema que a gestante venha a desenvolver durante o período gestacional, como alterações na pressão arterial, malformações, diabetes, entre outras doenças.

Por isso é tão importante contar com um centro obstétrico para acompanhar de perto todo o período gestacional, a fim de proporcionar à gestante um parto humanizado e respeitoso. Portanto, procure sempre por um hospital que ofereça um centro obstétrico com uma equipe qualificada para o trabalho.  

Compartilhar