Header principal

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico do Hospital Azambuja possui infraestrutura necessária para garantir às futuras mamães uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permita vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança.

 

O Centro Obstétrico do Hospital Azambuja possui infraestrutura necessária para garantir às futuras mamães uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permita vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança.

Formado por obstetras, pediatras, enfermeiras obstétricas e técnicos de enfermagem, o Centro Obstétrico conta com recepção própria, sala de espera, sala de triagem obstétrica, posto de enfermagem, consultórios médicos, sala de parto integrada com sala de assistência ao recém-nascido, sala amarela (emergência gestante), sala de observação clínica, sala de observação pós-parto, sala de exames, sala de exercícios, rouparia, vestiário e salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com nove leitos, sendo dois privativos.

O Hospital Azambuja realiza o atendimento às gestantes conforme as recomendações da OMS para as ‘Boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento’, proporcionando um nascimento humanizado e respeitoso.

Sobre o Centro

O nascimento do bebê é a data mais esperada por todos da família e amigos, momento este de muita emoção e felicidade. Nós da equipe do HACCR, que também fará parte deste momento, sabemos que podera existir muitas dúvidas até a chegada do bebê.

Foi pensando em como auxiliar toda família durante este momento que nós do HACCR, desenvolvemos este canal de comunicação. Conversamos com os nossos melhores profissionais e selecionamos excelentes dicas para ajudar as futuras mamães e papais durante o período gestacional.

Visita da Gestante

A Maternidade do HACCR oferece aos pais que desejarem conhecer o centro obstétrico, berçário e alojamento conjunto. Visitas que são agendadas junto a Unidade Basica de Saúde (UBS). Esse processo é tido como uma minimização da ansiedade pré-natal, pela qual passam as mamães. Para nós será um grande prazer recebê-los.

A Caminho da Maternidade

A data tão esperada e desejada do nascimento está chegando, é importante que os pais, começem a preparar a mala do bebê e da mamãe. Pensando nisso deixamos uma lista do enxoval mãe e bebê caso queira seguir como orientação.

Sugestão de Enxoval para a Mãe

Sugestão de Enxoval para o Bebê

Importante: A primeira roupa a ser utilizada pelo Bebê deve vir escolhida, separada, embalada, para tornar mais ágil sua utilização. A roupa do bebe deve ser lavada com sabão de coco ou neutro antes de usar e deve se evitar o uso de naftalina ou outras substancias com essência.

Não é necessário trazer para o Hospital

Observações Importantes

Serviços oferecidos na maternidade após nascimento do bebê

Centro Obstétrico

Após o nascimento existem alguns testes a serem realizados no bebê, que são fundamentais para prevenção e diagnósticos de algumas doenças. As quais se diagnosticadas e o quanto antes iniciar o tratamento, trarão menos prejuízo a saúde do seu bebê.

Teste do Coraçãozinho

Deve ser realizado após as 24 horas de vida do Bebê para rastrear cardiopatias congenitas e se diagnosticadas, iniciar o tratamento o mais breve possível

Teste do Olhinho

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha serve para detectar precocemente algum grau de surdez no bebê . Deve ser realizado entre 3 e 5 dias de vida . Em Brusque Clinica UNI- DUNI- TE - Anexo a APAE, De 2° a 5° feira , horário de 13:30 as 16:30 horas. Av. Augusto Bauer, 350 - Jardim Maluche. Telefone:(47) 3351-2482. Em outros Municípios informe- se nos Postos de Saúde.

Teste do Pezinho

É um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. É importante fazer o teste do pezinho em todos os bebês recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde. Deve ser realizado entre 3 e 5 dias de vida. Em Brusque Clinica UNI- DUNI- TE - Anexo a APAE, De 2° a 5° feira , horário de 13:30 as 16:30 horas. Av. Augusto Bauer, 350 - Jardim Maluche. Telefone: (47) 3351-2482. Em outros Municípios informe-se nos Postos de Saúde.

Teste da Linguinha

É um exame feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da língua e a conecta com o assoalho da boca. Essa avaliação serve para diagnosticar a “língua presa”, um problema que não prejudica apenas a fala. Em Brusque Clinica UNI- DUNI- TE - Anexo a APAE, De 2° a 5° feira , horário de 13:30 as 16:30 horas. Av. Augusto Bauer, 350 - Jardim Maluche. Telefone: (47) 3351-2482. Em outros Municípios informe- se nos Postos de Saúde.

Registro Civil de Nascimento

No Brasil, toda criança já nasce com direito a ter um Registro Civil de Nascimento. Ela deve ser registrada logo após o seu nascimento, para que todos os seus direitos possam ser garantidos desde os primeiros dias de vida. O Registro Civil de Nascimento é gratuito para todos as famílias brasileiras, e é garantido pela Lei nº 9.534/97. Tirar uma certidão de nascimento é um processo fácil, rápido e o ideal é que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome. O hospital HACCR já dispõe o serviço de registro de nascimento, funcionando de segunda à sexta-feira das 08 às 10 horas.

Vacinas

Todas as crianças que nascem no HACCR recebem gratuitamente as primeiras vacinas após o nascimento.

Alojamento conjunto - maternidade

Centro Obstétrico

Na maternidade do Hospital HACCR- Azambuja, a equipe promove uma atenção humanizada, procurando estreitar o vínculo afetivo entre o binômio- mãe e bebê, através do alojamento conjunto – modelo de atendimento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Estimular a amamentação, envolver os pais nos cuidados com o recém-nascido são alguns benefícios do alojamento conjunto.

Buscamos favorecer o estreitamento dos laços mãe, filho e família através de ações como, o resgate da imagem do parto normal como uma forma prazerosa, segura e saudável. Mesmo quando a mulher deseja e opta por um parto cirúrgico – cesariana eletiva, este mesmo cuidado e modelo se torna possível quando a mãe já está em recuperação pós anestésica e segue para sua acomodação no leito de internação. Proporcionar o envolvimento do companheiro ou do familiar de sua confiança no processo de nascimento; a valorização da presença de um acompanhante da escolha da mulher durante o trabalho de parto e parto e a promoção do aleitamento materno.

É importante levar em consideração que este modelo é estabelecido quando as condições de saúde da mulher e do recém-nascido estão adequadas e seguras.

Sala de Parto

Centro Obstétrico

A sala de parto é a unidade de atendimento ao parto normal. É um ambiente destinado a receber as gestantes que necessitam de avaliação obstétrica e também a evolução do trabalho de parto.

A unidade é composta por uma equipe de profissionais competentes e especializados para a assistência aos cuidados da gestante e do bebê recém-nascido. Essa equipe é formada por médicos obstetras, médicos pediatras, enfermeiras e técnicos e auxiliares de enfermagem. Contamos também com o atendimento sempre que necessário de psicologia e assistência social. Dessa forma assegurando aos nossos clientes um atendimento seguro dentro dos preceitos éticos e legais, de forma harmoniosa e humanizada.

Quando é o momento de procurar a emergência obstétrica ou ligar para o médico no final da gestação?

1. Diminuição dos movimentos do bebê: Avalie o movimento do bebê após café, almoço e jantar. Ele deve mexer pelo menos 3 vezes em 1 hora. Se mexer menos que 3 vezes por hora, telefone ou vá ao Hospital.

2. Rompimento da bolsa: A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente é sinal que a bolsa rompeu. Quando isto acontece, é necessário que a gestante seja examinada por um obstetra e/ou profissional habilitado.

3. Sangramento vaginal: Após a consulta, quando é realizado o toque vaginal, ou após relação sexual, pode ocorrer um pequeno sangramento. Porém, se o sangramento for em grande quantidade ou ocorrer longe da consulta, procure ajuda imediata. Sangramento “tipo menstruação é anormal em qualquer fase da gravidez e deve ser imediatamente comunicado ao médico.

4. Febre: Se você medir sua temperatura e estiver superior a 37,8 graus, observe possíveis causas de febre como resfriados, problemas de garganta. Se não houver motivo, procure o médico imediatamente.

5. Trabalho de parto: As contrações de parto se assemelha a uma cólica menstrual forte. Elas podem iniciar nas costas, e ir irradiando para a região pubiana. Junto a essa dor, você consegue perceber a sua ficando bem endurecida. Quando você perceber contrações, repouse por uma hora. Se necessário, tome um analgésico prescrito pelo teu médico. E após 1 hora em repouso, se você continuar a ter contrações com menos de 37 semanas de gestação, procure o médico imediatamente. Com mais de 37 semanas de gestação só precisa ir para o Hospital, se estiver com 1 contração a cada 5 minutos (após 1 hora em repouso).

*Em casos de dúvidas, procure orientação médica ou a sala de parto do Hospital para ser examinada e orientada.

Amamentação

Centro Obstétrico

O leite de cada mãe foi formulado exclusivamente para seu bebê e está cheio de células que combatem infecções e proteínas que ajudarão a manter o bebê feliz e saudável. A amamentação pode ser agradável para ambos.

As primeiras mamadas com seu bebê são momentos especiais. Nenhum outro momento pode aproximar mais o seu pequeno de você ao longo dos primeiros anos.

Vantagens para o Bebê

Vantagens para a mãe, o pai e a família

Problemas mais frequentes da amamentação

Fissura ou rachadura: Ocorre quando o posicionamento ou a pega estão errados.
Como evitar:

  • Manter os peitos enxutos
  • Evitar que os peitos fiquem muito cheios ou doloridos
  • Posicionar o bebê corretamente

 

Como tratar rachaduras:
Amamentar não deve doer. Porém, é importante que a mãe continue a amamentar, corrigindo possíveis problemas de “pega” e posição. Fazendo essas correções, a dor desaparece. Se aparecerem rachaduras elas devem:

  • Posicionar melhor o bebê no peito e corrigir a “pega”
  • Começar a dar o peito pela mama sadia e depois passar para a mama com rachaduras
  • Expor as mamas aos raios do sol
  • Ordenhar manualmente o excesso de leite para evitar que o leite fique “empedrado”
  • Se a mãe tiver febre alta ou muita dor, consultar o médico
  • Rachadura pode levar ao ingurgitamento (leite empedrado) e este à mastite

 

Leite “empedrado” ou peito ingurgitado, mastite e abscesso:

  • Uma forma de evitar que o leite fique “empedrado” é colocar o bebê para mamar sob livre demanda, sempre que ele quiser
  • Se as mamas estiverem muito cheias, retirar o excesso e oferecer o peito com maior freqüência
  • Se não melhorar em 24 horas, a mama ficar avermelhada e a mãe tiver febre, deve procurar o médico para evitar complicações como mastite ou abscessos

 

O melhor tratamento é a ordenha do peito:

  • Ingurgitamento geralmente ocorre nos dois peitos e nas duas primeiras semanas após o parto. Mastite geralmente acomete só um peito e após duas semanas do parto. Quando não tratado adequadamente pode evoluir para abscesso

A mastite não contra-indica a amamentação

 

O leite está “secando”:

  • Isto pode ocorrer quando se introduz mamadeira, chuca, bico ou chupeta. A melhor maneira de evitar que o leite seque é dar o peito logo após o nascimento e todas as vezes que o bebê quiser
  • Alimentar-se de forma adequada ajuda muito na produção de leite, ingerindo bastante líquidos como água, sucos e chás, optar por uma alimentação balanceada composta por frutas, legumes, carne magra e carboidratos em porções pequenas. Evitar açucares em excesso

 

Se tiver dúvidas procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, conte também com o auxílio do Anjos do Peito, R. Azambuja, 789 – Azambuja, Brusque, telefone: (47) 3351-7786.