Como a fisioterapia ajuda na recuperação de cirurgias

como a fisioterapia ajuda na recuperação de cirurgias

Já falamos aqui sobre como se preparar para uma cirurgia. Neste conteúdo, aprofundamos o tema e trouxemos indicações médicas para ter uma reabilitação mais segura e sem dores com fisioterapia pós-operatória. Conheça o seu potencial de reduzir o período inflamatório e melhorar a sensibilidade local.

*Este conteúdo foi revisado por especialistas do Hospital Azambuja.

Benefícios

  • Traz a confiança de volta: Ajuda a retomar a execução de movimentos e mostrar ao seu cérebro que o corpo está pronto para movimentar novamente a região comprometida no acidente
  • Previne complicações: Pode evitar casos de fibrose, lipoma, seroma e contratura muscular
  • Aumenta a força: Além de agilizar o seu retorno à rotina
  • Melhora a circulação sanguínea: A fisioterapia pós-operatória ajuda a fluir a circulação e leva o sangue até a área machucada. Assim, reduz o inchaço e alivia a sensação de peso na região.
  • Controla a cicatrização: Tem papel fundamental na regeneração da pele em conformidade, controlando a formação de cicatrizes.

Importância no tratamento

Quem já passou por uma cirurgia sabe que os cuidados pós-operatórios são a base, a medida mais importante que o paciente pode tomar pela própria saúde. É uma fase delicada, de dores, desconfortos e mudanças no estilo de vida, portanto, precisa de ações que tornem esse período menos angustiante, chato e demorado. É aí que entra a fisioterapia.

fisioterapia pós-operatória

O papel da fisioterapia no pós-operatório é o de informar, conduzir e reeducar o paciente quanto a novos hábitos (como banho sentado, pé para cima, postura correta e etc…) para que ele consiga restaurar sua saúde como um todo, e possa voltar para o dia a dia com toda segurança.

A fisioterapia é como se fosse uma “manutenção” de algo quebrado, com defeito. Acompanhado por um especialista, esse processo é responsável por trazer conforto e bem-estar no pós-operatório de diversas cirurgias. 

Como a fisioterapia age no corpo após uma cirurgia

Após uma cirurgia, o corpo entra em um estado inflamatório como parte da resposta de cura. A fisioterapia pós-operatória atua acelerando esse processo, reduzindo o edema e a dor, melhorando a circulação sanguínea na área operada e, consequentemente, a cicatrização, assim como melhora as funções musculares do corpo, fortalecendo quando necessário.

A fisioterapia como aliada no processo de recuperação

A fisioterapia pós-cirúrgica não só ajuda a melhorar a funcionalidade da região operada, mas também contribui para a saúde emocional do paciente. Realizar progressos, mesmo que pequenos, na mobilidade e na capacidade de realizar tarefas diárias, pode aumentar a confiança e o bem-estar do paciente durante a recuperação.

Lembre-se que a reabilitação pós-cirúrgica é um processo que requer paciência e dedicação. Ao seguir as orientações do fisioterapeuta e manter uma atitude positiva, você estará dando passos importantes em direção à recuperação. 

Quer saber mais sobre sua saúde e bem estar? Acesse o blog do Hospital Azambuja e fique por dentro!

Compartilhar