Afinal, para que serve a creatina?

para que serve a creatina

A creatina é muito popular entre as pessoas que fazem academia, principalmente atletas de alta performance e praticantes de musculação. Você deve ter ouvido por aí que fazer o uso deste suplemento melhora o resultado dos treinos, mas você realmente sabe pra que serve a creatina? Sabia ao menos que os nossos rins são capazes de produzir creatina

Se a resposta for não, continue a leitura para estudar o tema a partir das recomendações do Hospital Azambuja.

O que é creatina?

A creatina é uma substância presente no corpo humano, produzida pelos rins, pelo pâncreas e fígado, e adquirida pela dieta, principalmente através de fontes de proteína animal como peixe, frango e leite. Além disso, também pode ser encontrada à venda em suplementos em várias formas, como cápsulas, pó e até líquidos. 

A creatina age como uma espécie de “bateria” de energia. Nosso corpo armazena ela nos músculos na forma de fosfocreatina, que desempenha um papel fundamental na produção de energia durante exercícios intensos e curtos.

É justamente por isso que a creatina é indicada para aumentar a força e a massa muscular, sendo capaz de melhorar o desempenho esportivo.

Quando é indicada?

posso tomar creatina

A creatina é frequentemente indicada para:

Reabilitar pacientes e prevenir lesões

Alguns fisioterapeutas recomendam a creatina para auxiliar na recuperação muscular após lesões e cirurgias, bem como para prevenir a atrofia muscular em pacientes imobilizados.

Promover o crescimento muscular

A creatina pode ajudar a aumentar a massa muscular, tão buscada por fisiculturistas e praticantes assíduos de musculação.

Fornecer energia imediata

A creatina permite que os músculos funcionem em seu potencial máximo por um curto período, retardando a fadiga. 

Aprimorar o desempenho esportivo

Embora a suplementação de creatina não resulte em melhorias perceptíveis no desempenho de todos os atletas, ela é amplamente reconhecida como uma escolha valiosa para aqueles que desejam elevar seu rendimento em atividades físicas de alta intensidade.

Estudos também apontam efeitos positivos da creatina  na atividade cerebral, melhorando suas funções como memoria e cognição.

Como tomar creatina?

efeitos da creatina

A creatina pode ser ingerida de diferentes formas em qualquer período do dia, antes ou depois do treino. A dosagem padrão, regulamentada pela ANVISA, é de aproximadamente 3 gramas por dia, geralmente em forma de pó misturado com água ou suco. 

A escolha entre cápsulas e pó depende das suas preferências individuais e da comodidade, mas ambos são eficazes quando usados corretamente. 

O efeito da creatina é acumulativo, sendo necessário consumir com constância para podermos aproveitar seus benefícios.

👉 É importante seguir as instruções do produto!

Contraindicações e efeitos colaterais

creatina engorda

Embora não prejudique a função renal, hepática e cardiovascular, é importante que gestantes, lactantes, crianças e adolescentes só façam o uso da creatina com a orientação de um médico.

Quanto aos efeitos colaterais, podem incluir sintomas como náuseas, diarreia, cãibras musculares e desidratação. É possível que ocorra um aumento de peso devido ao crescimento muscular resultante do uso da creatina. Esse aumento de peso está relacionado ao ganho de massa magra, não à gordura, o que contribui para uma melhor definição corporal.

É importante ressaltar que esses efeitos podem variar de pessoa para pessoa.

Além disso, o consumo excessivo de creatina pode sobrecarregar os rins e o fígado, tornando fundamental a busca por orientação médica ao fazer uso desse suplemento.

Tirou todas as dúvidas? Esperamos ter te ajudado a entender melhor os benefícios da creatina no resultado dos seus treinos. Lembre-se que é altamente aconselhável que você consulte um profissional de saúde ou um treinador antes de iniciar qualquer suplementação para garantir que seja apropriada para seus objetivos e condições individuais. 

Fique bem e conte sempre com o Hospital Azambuja para cuidar da saúde da sua família. Em caso de dúvidas, clique aqui para entrar em contato.

LEIA TAMBÉM:

Como a fisioterapia ajuda na recuperação de cirurgias

Compartilhar