Publicado em 16/08/2017
Teatro, dança, música, poemas, poesias, histórias… As mais variadas expressões culturais foram apresentadas ao público presente em mais uma edição do Show de Talentos do SUS, evento ocorrido durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 2 de agosto, no teatro do Seminário de Azambuja. Idealizado pelo Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí, o festival contou com a realização da Prefeitura de Brusque - através da Secretaria Municipal de Saúde - e o apoio do Hospital de Azambuja.
O Show de Talentos do SUS reuniu profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde nos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. “Vejo que é importante para a nossa saúde, não só física, como mental. É fazer agora para não ter consequências mais tarde. Um momento de alegria”, ressaltou Andréia Cristina Martins Gonçalves Costa, participante do grupo de ginástica existente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santa Luzia. Acompanhada de seu filho, a mulher apresentou uma dança baseada numa música gospel.
Promover pelo segundo ano o Show de Talentos do SUS na cidade de Brusque, para Patrícia Silva, representante do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí, vai de encontro com a própria missão da entidade. Além disso, um dos principais objetivos, para ela, é mostrar a dimensão saudável das pessoas, mesmo aquelas acometidas por algum tipo de doença. “Elas podem se alegrar, elas podem mostrar talentos, podem fazer bordados, podem utilizar da arte para recuperar a sua saúde. Acreditamos neste espírito de que a arte pode potencializar o que tem de saúde nas pessoas é que estamos fazendo esse show (...) a gente viu trabalhadores unidos e vimos pessoas que testemunharam ter diminuído a quantidade de remédios por causa da arte”, salienta.
Promover a saúde e a melhoria na qualidade de vida de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma espécie de fuga do ambiente, por vezes, pesado dos hospitais e postos, também foi uma das metas atingidas no Show de Talentos, destaca Priscila Lehmanni, do Grupo de Humanização do Hospital de Azambuja. “Queremos mostrar que não somos só colaboradores e os pacientes também têm muita coisa pra mostrar como pessoas. Elas contam as histórias de como começaram com este talento e que, muitas vezes, mudou a vida delas”, ressalta.
Com o discurso do secretário de Saúde, Humberto Fornari, teve fim mais um Show de Talentos do SUS. O servidor ressaltou, diante do público presente, que o município possui cerca de 600 funcionários na área da saúde, muitos deles com talentos artísticos a serem mostrados. “É importante a gente incentivar isso. Além do mais, é muito rica a troca de informações sobre a cultura de cada município aqui presente”, finalizou.