Publicado em 07/08/2015
Os enfermeiros do Hospital Azambuja participaram, no início do mês, de um curso inédito na unidade para colocação de cateter, chamado de Capacitação em Inserção de Cateter Central Periférico – PICC. Ao todo 30 enfermeiros fizeram o curso que teve uma carga horária de 20 horas, incluindo a abordagem teórica e prática do procedimento em adultos e crianças. “Apesar de tratar-se de um curso completo, focamos os trabalhos na colocação de cateter infantil, pois temos muitas crianças pré-maturas que sofrem muito sem este procedimento, como a durabilidade é de até um ano e meio, as pessoas com um longo tempo de tratamento, recebem a medicação com maior facilidade”, explicou a Irmã Isaura Carlessi, chefe da enfermagem no Hospital Azambuja.
Durante o curso, os colaboradores tiveram ainda, uma abordagem teórica referente ao histórico do Cateter, a anatomia e fisiologia, farmacologia, complicações e intervenções e manutenção do PICC e avaliação para passagem do cateter. Já na parte prática, foi apresentado ao grupo técnicas de passagem e a técnica de desobstrução do Cateter. O curso foi ministrado pelas enfermeiras Mari Ângela Berté e Ingenora Luchenberg, certificadas pela Empresa Mafra Hospitalar.
Segundo o Padre Nélio Schwanke, diretor administrativo do Hospital Azambuja, este é mais um dos cursos oferecidos pela unidade que tem como objetivo capacitar os colaboradores. “Trabalhamos muito na capacitação dos nossos colaboradores, pois sabemos que resulta em melhor atendimento para nossos pacientes e também estamos preparando a equipe para a modernização de equipamentos e serviços que o hospital passará”, destaca.