Publicado em 30/03/2017
As enfeimeiras Fabiana Schirmer e Leticia Avila, do Hospital Azambuja, participaram, este mês do Simpósio Interdisciplinar Segurança do Paciente, que aconteceu em Blumenau.
A Segurança do Paciente é prioridade dentro de uma instituição de saúde, envolve várias ações que precisam ser realizadas para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano, tais como: Identificar os pacientes corretamente, melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais da assistência, melhorar a segurança das medicações de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto, reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde e reduzir o risco de queda e úlceras por pressão.
Várias autoridades estiveram presentes no evento, que ministraram palestras sobre os mais diversos assuntos referentes ao tema, entre eles os aspectos legais relacionados a assistência de saúde, que foram tratados pela Doutora e Mestre em Enfermagem Kazuko Uchikawa Graziano; "Incidência de Erros no Diagnóstico" abordado pelo Dr. Lucas Zambon, assessor de práticas assistenciais da Superintendência Médica do Hospital Samaritano e diretor cientifico do IBSP Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Segundo ele, o acerto no diagnóstico não é apenas uma questão de tempo, é necessário observar a falha no processo. Ao final da palestra mencionou os avanços alcançados em tecnologia artificial deixando no ar a pergunta: “No futuro quem sabe você seja atendido primeiramente por um robô?”.