Notícia / COREN EMPOSSA COMISSÃO DE ÉTICA DO HOSPITAL AZAMBUJA
Publicado em 16/11/2018
COREN EMPOSSA COMISSÃO DE ÉTICA DO HOSPITAL AZAMBUJA
Brusque – Representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN) estiveram na tarde de ontem (13) em Brusque, para empossar a comissão de ética do Hospital Azambuja. A comissão é um órgão representativo do Coren nas questões éticas dos profissionais de enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.
“O profissional de enfermagem não trabalha somente com máquinas e aparelhos, mas sim, acima de tudo é o ser humano. E o ser humano, exige o respeito e a dignidade, então o profissional de enfermagem precisa conhecer e aplicar isso na prática do dia a dia. Ele não pode fazer distinção, tem que tratar o paciente com amor, carinho e respeito, tudo norteia o código de ética”, destaca a gerente de enfermagem do Hospital Azambuja, Irmã Neuza Claudete dos Santos.
De acordo com o Padre Nélio Roberto Schwanke, diretor administrativo do Hospital Azambuja, “a instalação da comissão de ética marca uma época histórica aqui do hospital, pois a comissão vai mostrar como eticamente o funcionário deve agir e também aquilo que deve ser evitado e o que de bom ele tem. Penso que a comissão é importante na vida das pessoas para poder resgatar os valores que, de repente, foram perdidos”.
A comissão de ética em enfermagem do Hospital Azambuja é formada por seis profissionais da unidade que foram empossadas nesta terça-feira e, em seguida, já participaram de uma reunião com a coordenadora da comissão de ética do Coren, Maria do Carmo Vicensi.
Segundo a coordenadora do Coren, a comissão de ética do Azambuja, vem fortalecer toda a equipe de enfermagem, a coordenação, os diretores do hospital e em especial os usuários dos serviços prestados na unidade.
“Quando a gente pensa na questão ética, nos estamos indo além do ter que fazer, além da técnica, então é uma questão filosófica. A ética vem antes da profissão e é eterna, então os benefícios que a comunidade tem é uma enfermagem cada vez mais comprometida com o fazer, com o procedimental e com as questões filosóficas, de respeito. Questões morais e éticas que respaldam a profissão”, lembra Maria do Carmo Vicensi.