Publicado em 30/11/2016
Ainda no mês de novembro, quando todos estão unidos contra o Câncer de Próstata, chega uma boa notícia na luta contra a doença. O Hospital Azambuja, em Brusque, realizou, este mês, a primeira Prostatectomia Radical Videolaparoscópica da cidade. Esta cirurgia consiste em realizar a retirada completa da próstata e vesículas seminais por uma técnica minimamente invasiva.
A cirurgia foi coordenada pelo urologista e cirurgião, Dr. Diogo Edele dos Santos e também contou com auxílio dos médicos urologistas, Humberto Teruo Eto e Giovanni Favretto, além do anestesista, Dr. Edson Manoel da Silva. “A prostatectomia radical é realizada com a intenção de curar o câncer de próstata e a grande diferença do método tradicional é que com a laparoscopia não se realizam incisões abdominais extensas, sendo a cirurgia realizada por pequenos orifícios”, explicou Edele.
Ainda segundo o Urologista, a vantagem deste tipo de cirurgia é que o paciente apresenta uma recuperação mais rápida, com menor dor no pós-operatório e uma internação hospitalar mais curta. Além da cicatriz esteticamente ficar quase imperceptível.
A técnica já é conhecida há alguns anos no Brasil, e na prática obedece a protocolo semelhante à técnica robótica para cirurgias de próstata. O Dr. Diogo Edele dos Santos, realizou a cirurgia após treinamento no Complexo Hospitalar Santa Casa, de Porto Alegre, com Dr. Mirandolino Mariano, pioneiro na laparoscopia urológica brasileira e aperfeiçoamento em curso teórico-prático no último Congresso Paulista de Urologia, com Dr. Anuar Mitre.
Para o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, a “intenção é trazer cada vez mais, novas técnicas para o hospital e assim transformar o Azambuja em um grande centro de referência no Estado”.